Casamentos: Gravata, gravatão ou laço?

O noivo tem o direito e o dever de ter bom gosto e a apresentar-se, no dia do seu casamento, com a sobriedade e a elegância que merece. A par com o fato de noivo, são igualmente importantes os acessórios.

Gravata, gravatão ou laço são quase uma obrigação. Por vezes escolher é um desafio. 

A gravata, considerada, numa primeira fase como essencial e estritamente obrigatória num evento formal ganhou concorrentes de peso – os gravatões e os laços.

Estes últimos não são, no entanto, acessórios substitutos da gravata. Ambos devem ser utilizados, segundo regras específicas.

 

Quando usar uma gravata?

A gravata é o acessório clássico. O acessório que nunca passa de moda e que nunca passará.

Hoje em dia, o leque de opções é tão variado quão desmedido. Diferentes tecidos, cores, estampados e texturas. Os noivos, optam por utilizar cores mais brilhantes e contrastantes com a cor do fato. Idealmente, a gravata deve ser do mesmo tom do lenço de bolso.

Com fraque, é obrigatório o uso da gravata. No entanto, excetuando o smoking, pode ser utilizado com qualquer tipo de fato.

Algumas dicas:

- O nó da gravata deve apresentar-se sempre bem feito (existem vários tipos de nós);

- A ponta da gravata não deve estar muito acima da fivela do cinto mas também não deve ser utilizada abaixo desta.

 

Quando usar um gravatão?

Diz-se que este acessório deve ser reservado ao protagonista de uma festa de casamento, ou seja, ao noivo.

O gravatão é uma gravata mais larga, mais curta e com um nó oculto ou disfarçado.

O gravatão fica sempre bem com colete, na mesma cor ou em contraste. Pode complementar-se com um detalhe adicional, como um brilhante ou pode usar-se simples, já que individualmente é uma boa alternativa. O gravatão é ainda uma boa opção para complementar um look de fraque.

 

Quando usar um laço?

Os laços, que dão um ar moderno e chique, outrora foram associados a eventos formais e festas. No entanto, hoje em dia, os laços são acessórios fulcrais no dia-a-dia masculinos, utilizados até em reuniões importantes.

O homem que se quer distinguir/chamar a atenção, deve considerar o laço como um acessório obrigatório no seu guarda-roupa. Ainda mais, no dia do seu casamento.

“Os laços são para homens diferentes.” Alguns afirmam mesmo que “usar um laço faz um homem mais feliz.”

Com smoking, deve sempre usar-se um laço, destoando com uma camisa branca. Não se aconselha o seu uso com fraque, mas… não há regras.


Faça a melhor escolha. Apresentamos-lhe algumas em cima. Mais importante, a escolha deve ser adequada à sua personalidade e ao seu gosto.